acupuncture

Como prevenir as infecções urinárias?

 

Tem chegado até mim ultimamente muitos casos de infecções ou problemas urinários. E por ser até uma questão frequente, sobretudo entre mulheres, vou dar-vos algum parecer na área da Medicina Natural e da Medicina Tradicional Chinesa.

A ligação da bexiga com o elemento Água

A Bexiga tem uma forte ligação com o Rim, que por sua vez segundo a teoria dos 5 elementos está representado sob o elemento Água. A Água por sua vez está ligada à estação do Inverno e à cor negra. Na perspectiva da dietética oriental, todos os alimentos de cor preta ou escura vão beneficiar a energia do Rim, que é um orgão frágil e de fácil agressão. O Rim aloja a energia da longevidade, por isso carece de alguma atenção e cuidado se desejarmos envelhecer com qualidade de vida e saúde.

Alguns alimentos que fortalecem o Rim

Podemos fortalecer a energia dos rins com alimentos tais como: sementes de sésamo pretas, feijão preto, miso, sopa de osso, algas kombu ou wakame, gelatina de origem animal, geleia real e evitando o excesso de sal (o sabor salgado tonifica o Rim mas em excesso dispersa e debilita-o). O consumo de água também é um factor a ter em conta pois apesar do enorme bem que nos faz, há que escutar o nosso corpo e cada corpo é um corpo. Nem todos os organismos precisam de ingerir 2 litros de água por dia. Escute o seu, através das necessidades que ele manifesta, pois o excesso de água pode desgastar a energia dos seus rins em vez de os beneficiar, principalmente nesta altura do ano. Porém, se existir uma infecção urinária já instalada, faz sentido ingerir mais água especificamente nesta fase para ajudar o corpo a expelir as bactérias.

O frio agride o Rim

No Japão, é um costume antigo usar uma faixa preta para dar suporte, proteger e aquecer a zona lombar. Esta área do corpo é considerada uma zona sagrada porque alberga a energia dos rins, que como já foi referido, é de extrema importância para uma vida longa e saudável. Os orientais têm esta consciência e cuidado por isso evitam o frio e protegem muito bem esta região sabendo que desta forma evitam dores e lesões lombares, infecções urinárias, debilidade renal e um vasto leque de sintomas associados como a fraqueza dos membros inferiores, debilidade dos joelhos, inflamações do nervo ciático, etc. Devido ao facto de nos encontrarmos na estação mais fria, é natural que surjam mais infecções urinárias pois o frio é muito agressivo para o Rim… aconselho com frequência aos meus pacientes o uso do tradicional saco de água quente para relaxar a musculatura lombar e para fortalecer a energia dos rins e também para evitarem o consumo excessivo ou exagerado de água.

Afinal porque surge a infecção urinária?

Energeticamente falando, a infecção urinária reflete a presença de uma condição que chamamos na Medicina Tradicional Chinesa de Humidade Calor na bexiga. Esta condição surge na sequência da agressão de um factor patogénico(bactérias) que invade o trato urinário e cujo sistema imunitário enfraquecido não consegue combater. Porém se cuidarmos da energia e vitalidade dos rins, o nosso sistema defensivo passa a dar resposta a estes ataques com maior rapidez e eficácia evitando e prevenindo as infecções urinárias. Na Medicina Chinesa chama-se a esta condição Humidade-Calor, e actuamos terapeuticamente de acordo com este princípio, para ajudar o corpo a expelir esta síndrome.

Numa outra perspectiva, tal como nos explica a ginecologista americana Christiane Nortruph no seu livro “Corpo de mulher, sabedoria de mulher”, quando uma mulher está com uma infecção urinária há que questionar também como se encontra a relação dessa mulher com o seu corpo e com o seu parceiro sexual. A infecção pode denunciar alguma raiva contida contra si própria ou contra o seu companheiro.

Soluções Naturais para complementar o combate e prevenir a infecção urinária

Aumente a ingestão de sumo de arando vermelho. Este fruto pertence à família dos mirtilos e está comprovado que actua eficazmente no tratamento e prevenção das infecções sobretudo porque impede a aderência das bactérias às paredes da bexiga. Se tiver dificuldade em adquirir as bagas, saiba que facilmente encontra na maioria das farmácias e ervanárias disponível em cápsulas.

Plantas que pode beber em infusão/decocção e que limpam a bexiga: uva ursina, barbas de milho, cavalinha, pés de cereja

Aumente a ingestão de probióticos, sobretudo se tiver recorrido aos antibióticos pois vai ajudar o corpo a repor o sistema natural de bactérias do organismo e por consequência vai potenciar as suas defesas. Pode adquirir também em cápsulas ou ingerir kefir (brevemente disponibilizarei um artigo a explicar exactamente o que é, e como cultivá-lo em sua casa). Pode fazer lavagens vaginais com o iogurte kefir ou mesmo com iogurte natural biológico sem açúcar.

Compressas de argila no baixo ventre ajudam a limpar o calor desta zona, refrescando e aliviando os sintomas.

Acima de tudo, o importante é actuar na prevenção com estes conselhos e indicações. Após os primeiros sintomas, deve procurar orientação médica/terapêutica pois existe o risco agravado de as bactérias ascenderem aos rins trazendo complicações mais sérias. Se tem tendência para infecções urinárias recorrentes, vale a pena fazer uma consulta de Medicina Tradicional Chinesa que funciona como uma excelente terapia de prevenção e tratamento.

Evitar: açúcar, tabaco, contenção prolongada da urina, exposição ao frio

Tratamentos que auxiliam: acupuntura, reiki, fitoterapia, reflexologia

Para marcar uma consulta de Medicina Chinesa ou obter aconselhamento mais personalizado entre já em contacto connosco!

 

Texto: Márcia Palma (Terapeuta Especialista em Medicina Tradicional Chinesa)

Revisão: Andreia Dias (Mestre em Ciências Farmacêuticas)

Tags: No tags

Deixe o seu comentário

O seu email não será público. Campos obrigatórios *